inclusão de arquivo javascript

 
 

Romney diz que Santorum poderia ser seu vice

28 de março de 2012 06h32 atualizado às 08h10

Mitt Romney (esq.) concede entrevista ao jornalista americano Jay Leno. Foto: AP

Mitt Romney (esq.) concede entrevista ao jornalista americano Jay Leno
Foto: AP

O pré-candidato republicano à presidência dos Estados Unidos Mitt Romney afirmou que seu principal rival rival, Rick Santorum, poderia ser seu vice-presidente ou secretário de imprensa, durante um programa de entrevistas gravado na terça-feira em Los Angeles.

Acompanhe as primárias do Partido Republicano

O ex-governador de Massachusetts está na Califórnia para participar em eventos de arrecadação de fundos e enfrentou protestos por sua oposição a uma lei que favorece os estudantes sem documentos. Romney chamou o cristão ultraconservador Santorum de "um bom rapaz" que está "levando adiante uma boa campanha". Também celebrou os comentários segundo os quais seu rival estaria disposto a integrar sua chapa eleitoral.

"Fico feliz de que tenha afirmado que deseja ser parte de um governo comigo, não há nada de ruim nisto, e se ele for o vice-presidente, ainda melhor", disse Romney, segundo um trecho do Tonight Show com Jay Leno divulgado pelo canal NBC. "Prefiro ser o presidente. Que ele seja o vice-presidente", completou.

As primárias republicanas de 2012
No dia 3 de janeiro, foi dada a largada para a escolha do candidato republicano que enfrentará Barack Obama nas eleições presidenciais, no dia 6 de novembro de 2012. Trata-se de um longo processo de realização de primárias nos Estados e territórios americanos, durante o qual os eleitores elegerão delegados que participarão da Convenção Nacional do Partido Republicano, nos dias 27 e 30 de agosto.

Nas primárias, os eleitores vão às urnas e, por meio de voto secreto, escolhem os delegados que representam seus interesses. Além das primárias tradicionais (realizadas na maioria dos Estados), algumas unidades optam pelas caucuses: pequenas assembleias, geralmente compostas por militantes partidários, que têm a mesma função das primárias, mas com a principal diferença de que em uma caucus o voto é público.

As primárias e as caucuses possuem uma quantidade de delegados proporcional ao tamanho da população do Estado que representam, ao passo os pré-candidatos mais votados recebem um número de delegados proporcional à quantidade de votos obtidos. Em 2012, serão 38 primárias e 17 caucuses, que, juntas, distribuirão 2.286 delegados. Será candidato aquele que, na Convenção, obtiver os votos de ao menos 1.144 delegados.

AFP
AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.