PUBLICIDADE

Ásia

Comunidade japonesa em São Paulo lembra vítimas de terremoto

11 mar 2012 - 18h26
(atualizado às 18h48)
Compartilhar

A comunidade japonesa da cidade de São Paulo realizou na tarde deste domingo um culto budista ecumênico em memória das vítimas do terremoto que atingiu o Japão em março de 2011 e matou cerca de 20 mil pessoas. A celebração foi feita na Liberdade, tradicional bairro japonês da capital, e contou com a presença de cerca de 500 pessoas.

Um culto budista ecumênico foi realizado em São Paulo para marcar um ano da tragédia no Japão
Um culto budista ecumênico foi realizado em São Paulo para marcar um ano da tragédia no Japão
Foto: Reuters

Veja como ficou a região um ano depois do terremoto

"Estamos aqui orando para que recuperação das famílias seja a mais rápida possível, e também a parte física da região. Mas devemos fazer uma grande reflexão sobre tudo, em termos de como se preparar para uma tragédia dessa magnitude. E também uma reflexão em termos de energia, por conta do problema nas usinas nucleares", disse o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa, Jorge Yamachita.

O terremoto atingiu a Costa Leste do Japão e gerou uma onda gigante que chegou a até 15 m de altura. Cidades inteiras foram devastadas. Em parte delas, ainda há escombros dos prédios destruídos há um ano. O tsunami danificou gravemente a Usina Nuclear de Fukushima, e causou um dos maiores vazamentos radiativos da história.

"Meu irmão morava na beira de praia, e perdeu tudo, inclusive a casa. Felizmente salvaram-se todos da família. O importante agora é fazer um projeto nacional de reconstruir o país. Não dá mais para continuar naquela situação anterior. Lá havia depósito de combustível ao lado do mar", disse o japonês Koichi Nakazawa, que vive há 40 anos no Brasil, e morou até os 19 anos com a família na cidade de Kesennuma, fortemente atingida pelo terremoto.

Para ajudar na reconstrução do Japão, várias entidades brasileiras se uniram para arrecadar donativos. A principal campanha conseguiu enviar ao Japão, até o dia 13 de outubro de 2011, cerca de R$ 3,6 milhões, equivalente a cerca de 179 milhões de ienes.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade