PUBLICIDADE

Ásia

Tsunami: desabrigados e lixo ainda são desafios para Japão

11 mar 2012 - 06h21
(atualizado às 14h33)
Compartilhar
Ewerthon Tobace
Da BBC Brasil

Neste domingo, os japoneses marcam o aniversário de um ano do terremoto e tsunami que atingiu o país, matando mais de 15 mil pessoas e deixando cerca de 3 mil desaparecidos.

Homem caminha em um memorial em homenagem às vítimas do terremoto seguido de tsunami em Fukushima
Homem caminha em um memorial em homenagem às vítimas do terremoto seguido de tsunami em Fukushima
Foto: Reuters

Veja o especial de um ano do terremoto no Japão

As autoridades ainda se esforçam para lidar com as consequências do desastre - desde o alto número de desabrigados ao grande acúmulo de lixo. Muitos dos ex-moradores da região de Fukushima não sabem direito se poderão voltar um dia ao local.

O maior dos problemas é o número de famílias desabrigadas. Mais de 50 mil famílias continuam em moradias temporárias. Outro desafio é que os depósitos de lixo estão lotados, e o governo não consegue decidir o que fazer. São mais de 23 milhões de toneladas de entulho. Serão necessários mais dois anos para processar todo o lixo.

No dia 11 de março de 2011, a região nordeste do Japão foi sacudida por um terremoto de nove graus de intensidade. Logo depois, ondas de até 40 m de altura varreram tudo que tinha pela frente.

Um ano depois, quase toda a infraestrutura da região destruída já foi reconstruída.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade