PUBLICIDADE

Ásia

Imperador pede união e apoio para reconstrução do Japão

11 mar 2012 - 03h55
(atualizado às 14h41)
Compartilhar

O imperador do Japão, Akihito, pediu neste domingo aos cidadãos que mantenham seu apoio aos afetados pelo tsunami que há um ano devastou o nordeste do país e prossigam os "contínuos esforços" para melhorar a situação nas regiões afetadas.

Veja o especial de um ano do terremoto no Japão

Em um memorial no Teatro Nacional de Tóquio em lembrança de vítimas da tragédia, o imperador, 78 anos, recentemente submetido a uma operação de "by-pass" coronário, advertiu que ainda há "obstáculos no caminho" para os afetados pelo desastre.

"Desejo que todo o povo japonês esteja com eles", disse o chefe do Estado, com traje de luto e acompanhado por sua mulher, a imperatriz Michiko, vestida com um quimono preto de luto.

Akihito ressaltou a importância que, após a experiência do tsunami, sejam tomadas medidas de prevenção perante eventuais emergências e se transmita o que ocorreu há um ano às gerações futuras.

O chefe do Trono do Crisântemo, a dinastia reinante mais antiga do mundo, também se mostrou "profundamente agradecido" pela preocupação mostrada "no mundo todo" perante a catástrofe que sacudiu o país no dia 11 de março.

Também agradeceu "todos aqueles que trabalharam pelas vítimas e também os que se esforçaram para solucionar o acidente nuclear", ao mesmo tempo em que lembrou "daqueles que tiveram que deixar sua terra" por causa da radioatividade.

O imperador, que recebeu alta do Hospital da Universidade de Tóquio há apenas uma semana após a cirurgia cardíaca, tinha expressado em várias ocasiões sua vontade de estar presente na homenagem de hoje, apesar de sua delicada saúde.

Cerca de 1.200 pessoas assistiram ao ato oficial em Tóquio, que começou com um minuto de silêncio pelas vítimas e durante o qual o primeiro-ministro, Yoshihiko Noda, se comprometeu a acelerar ao máximo a reconstrução.

Coroado em 1990 imperador do Japão, o papel de Akihito é o de um monarca constitucional que sanciona as nomeações oficiais e tem funções diplomáticas, sem nenhum poder executivo.

Imperador Akihito fez rápido discurso durante cerimônia em Tóquio
Imperador Akihito fez rápido discurso durante cerimônia em Tóquio
Foto: Reuters
EFE   
Compartilhar
Publicidade