PUBLICIDADE

Ásia

Noda promete acelerar ao máximo reconstrução do Japão

11 mar 2012 - 03h18
(atualizado às 14h43)
Compartilhar

O primeiro-ministro do Japão, Yoshihiko Noda, se comprometeu neste domingo a reconstruir "o mais rápido possível" as áreas afetadas pelo terremoto e tsunami de há um ano e recuperar a região de Fukushima, onde continua a batalha contra o acidente nuclear.

Veja o especial de um ano do terremoto no Japão

Em discurso durante um memorial em Tóquio pelas mais de 19 mil vítimas da tragédia, o chefe do governo admitiu que ainda há muitos cidadãos "que continuam vivendo em condições difíceis" um ano depois do desastre e prometeu fazer "os máximos esforços" para que eles possam retomar suas vidas.

Também ressaltou a necessidade de que o Japão, um país que sofre frequentes desastres naturais, "fortaleça as medidas de prevenção" com as lições aprendidas há um ano e transmita a experiência para as gerações futuras.

O premiê expressou seus "profundos pêsames" pelos falecidos e sua solidariedade com os que tiveram que ser retirados de casa perante os presentes à cerimônia, que reuniu 1.200 pessoas, entre eles 500 membros do governo e autoridades locais, no Teatro Nacional, vizinho ao Parlamento do Japão.

Em um palco com crisântemos brancos em torno de um monumento em lembrança dos mortos, Noda, que chegou ao poder em setembro após a renúncia de Naoto Kan, pediu para se manter a solidariedade com os afetados e agradeceu a ajuda mostrada ao Japão no mundo todo.

"Temos que contribuir ativamente com a sociedade internacional, como um modo de retribuir a ajuda que os países nos prestaram", disse. "Após o terremoto e o tsunami posterior, que há um ano levou em um momento as vidas de tanta gente, os japoneses devem estar unidos para conseguir a recuperação do país através da reconstrução", concluiu o chefe do governo.

A tripla tragédia de terremoto, tsunami e crise nuclear que castigaram o Japão há um ano afundaram o país em sua pior crise após a Segunda Guerra Mundial.

Moradores de Tóquio fazem um minuto de silêncio em homenagem às vítimas
Moradores de Tóquio fazem um minuto de silêncio em homenagem às vítimas
Foto: Reuters
EFE   
Compartilhar
Publicidade