PUBLICIDADE

Estados Unidos

Santorum vence em Oklahoma e garante 2ª vitória em Super Terça

6 mar 2012 - 23h14
(atualizado em 7/3/2012 às 01h17)
Compartilhar

O ex-senador americano Rick Santorum ganhou as primárias do Partido Republicano no Estado de Oklahoma após ter vencido no Tennessee, dois dos dez Estados convocados às urnas nesta terça-feira para definir o candidato da legenda opositora à presidência dos Estados Unidos. O Estado oferece 40 dos 419 delegados que se distribuem na Super Terça.

O pré-candidato Rick Santorum discursa em Steubenville, Ohio
O pré-candidato Rick Santorum discursa em Steubenville, Ohio
Foto: Reuters

Eleições presidenciais nos EUA: acompanhe as primárias do Partido Republicano

Na festa de comemoração, celebrada em Steubenville, Ohio, centenas de partidários receberam Santorum com gritos de guerra no ginásio de uma escola. "É o começo do fim da liberdade na América", previu Santorum, ao comentar sobre o futuro dos EUA no caso do atual presidente, Barack Obama, se reeleger. O pré-candidato também agradeceu quem esteve ao seu lado durante uma campanha que enfrentou "enormes dificuldades". "Superamos as expectativas", acrescentou Santorum.

"Está é uma grande noite, com muitos estados em jogo. Vamos vencer em alguns. Vamos perder em outros. Mas por enquanto, já estamos na corrida para levar algumas medalhas de ouro e uma boa quantidade de medalhas de prata", exclamou. "Vencemos no oeste, no meio-oeste e no sul, e estamos prontos para vencer em todo o país", completou.

Na corrida de Oklahoma, o ex-senador pela Pensilvânia superou os adversários Mitt Romney e Newt Gingrich, enquanto Ron Paul encerrou na última colocação.

As primárias republicanas de 2012

No dia 3 de janeiro, foi dada a largada para a escolha do candidato republicano que enfrentará Barack Obama nas eleições presidenciais, no dia 6 de novembro de 2012. Trata-se de um longo processo de realização de primárias nos Estados e territórios americanos, durante o qual os eleitores elegerão delegados que participarão da Convenção Nacional do Partido Republicano, nos dias 27 e 30 de agosto.

Nas primárias, os eleitores vão às urnas e, por meio de voto secreto, escolhem os delegados que representam seus interesses. Além das primárias tradicionais (realizadas na maioria dos Estados), algumas unidades optam pelas caucuses: pequenas assembleias, geralmente compostas por militantes partidários, que têm a mesma função das primárias, mas com a principal diferença de que em uma caucus o voto é público.

As primárias e as caucuses possuem uma quantidade de delegados proporcional ao tamanho da população do Estado que representam, ao passo os pré-candidatos mais votados recebem um número de delegados proporcional à quantidade de votos obtidos. Em 2012, serão 38 primárias e 17 caucuses, que, juntas, distribuirão 2.286 delegados. Será candidato aquele que, na Convenção, obtiver os votos de ao menos 1.144 delegados.

Com agências internacionais

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade