PUBLICIDADE

Europa

Após renúncia, presidente alemão pede Beatles para despedida

2 mar 2012 - 15h58
(atualizado às 16h46)
Compartilhar

O ex-presidente alemão Christian Wulff, que renunciou em fevereiro por um escândalo de corrupção, pediu que em sua festa de despedida seja tocada uma música dos Beatles, publicou nesta sexta-feira o jornal alemão Leipziger Volkszeitung. Pouco depois, a imprensa alemã ironizou o pouco tempo (um ano e meio) que o democrata-cristão, respaldado pela chanceler Angela Merkel, se manteve na chefia do Estado, sugerindo que o repertório incluísse Yesterday (Ontem) ou Hello, Goodbye (Olá, Adeus).

Em foto de arquivo, Christian Wulff durante o anuncio de renúncia no Palácio Bellevue, em Berlim
Em foto de arquivo, Christian Wulff durante o anuncio de renúncia no Palácio Bellevue, em Berlim
Foto: Reuters

A música será interpretada pela banda do Exército, a pedido do homenageado na festa de despedida, que se realiza habitualmente na Alemanha quando um alto funcionário público abandona o cargo. Segundo fontes ligadas ao político, ele optou, "após dias de reflexão", por "uma das músicas mais conhecidas entre as composições de Paul McCartney", mas será segredo até a despedida, que acontecerá no próximo dia 8.

Após mais de dois meses de controvérsia, Wulff renunciou no final de fevereiro, depois de diversos meios de comunicação terem divulgado que ele tinha aceitado empréstimos em condições especiais e presentes, como férias e carros, enquanto era primeiro-ministro do estado da Baixa Saxônia (noroeste da Alemanha).

Na festa de despedida do ex-ministro da Defesa Karl-Theodor zu Guttenberg, que renunciou após a descoberta do plágio em sua tese de doutorado, a banda militar interpretou o clássico Smoke on the Water, da banda Deep Purple.

EFE   
Compartilhar
Publicidade