PUBLICIDADE

Estados Unidos

Após contenda, companhia devolve tesouro de 17 t à Espanha

24 fev 2012 - 15h05
Compartilhar

Serão devolvidas nesta sexta-feira ao governo espanhol as 17 toneladas de moedas de prata e ouro encontrados pela empresa de prospecção submarina Odyssey na embarcação Nossa Senhora das Mercedes, afundada em 1804 por navios de guerra britânicos, em sua viagem de volta à América do Sul. De acordo com a agência AP, a decisão encerra uma contenda judicial de cinco anos entre a companhia Odyssey e o governo espanhol.

Dezessete toneladas de moedas de ouro e prata encontradas em um navio afundado serão devolvidas ao governo espanhol
Dezessete toneladas de moedas de ouro e prata encontradas em um navio afundado serão devolvidas ao governo espanhol
Foto: AP

O Peru também havia entrado na disputa. O governo peruano tentou bloquear a transferência do tesouro na tentativa de obter tempo para argumentar que era o legítimo dono das moedas. Segundo explicaram, o ouro e a prata eram extraídos, refinados e cunhados no país, que na época estava sob domínio espanhol.

Segundo o embaixador espanhol nos Estados Unidos, Jorge Dezcallar de Mazar, espera-se que as 594 mil moedas preciosas sejam embarcadas ainda hoje em um avião militar C-130 na base da Força Aérea na Flórida.

A decisão foi tomada por um tribunal da Flórida, para onde o tesouro foi levado pela Odyssey em 2007, quando foi localizado em meio aos destroços do navio no estreito de Gilbratar. Quase 300 pessoas teriam morrido nesse naufrágio.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade