Notícias » Mundo » Mundo

 Venezuelanos votam para escolher rival de Chávez
12 de fevereiro de 2012 11h53 atualizado às 13h34

Pessoas esperam na fila, no bairro Petare, em Caracas, para votar nas inéditas primárias organizadas pela oposição, nas quais será eleito, entre cinco .... Foto: AP

Pessoas esperam na fila, no bairro Petare, em Caracas, para votar nas inéditas primárias organizadas pela oposição, nas quais será eleito, entre cinco candidatos, o rival do popular presidente Hugo Chávez
Foto: AP

Os centros de votação venezuelanos já estão abertos neste domingo para as inéditas primárias organizadas pela oposição, nas quais será eleito, entre cinco candidatos, o rival do popular presidente Hugo Chávez nos comícios de outubro.

Todos os eleitores do país foram convocados e foram estabelecidos mais de 3.700 centros de votação, que abriram suas portas às 8h local (10h30 de Brasília) sob a vigilância de milhares de efetivos militares. O encerramento está previsto para às 16h local (18h30 de Brasília).

As pesquisas indicam uma cômoda vitória para Henrique Capriles, de 39 anos, sobre seu rival imediato, o também governador Pablo Pérez, de 42 anos. Capriles e Pérez, à frente desde 2008 dos dois mais populosos e ricos estados do país, Miranda (norte) e Zulia (oeste) respectivamente, destacaram-se na campanha com a promessa de reconciliar um país politicamente polarizado, mas sem atacar Chávez.

A deputada María Corina Machado, o ex-embaixador Diego Arria e o sindicalista Pablo Medina, com discursos agressivos contra o mandatário, no poder desde 1999, completam a lista de candidatos. O vencedor terá o desafio de enfrentar Chávez nas eleições presidenciais do dia 7 de outubro, no momento em que o presidente conta com uma enorme popularidade, reforçada nos últimos dois meses com o anúncio de novos programas sociais e por ter vencido o câncer, diagnosticado em junho.

Capriles, advogado e solteiro, promete manter e melhorar as políticas sociais de Chávez, mas modificando a "forma" de governar."Chávez abriu o caminho do socialismo. Um Estado que quer ser dono de tudo. Eu quero o caminho do progresso", assegura o candidato, que quer "aplicar na Venezuela o modelo brasileiro", impulsionando o setor privado, mas deixando para o Estado os programas sociais.

O governador promete acabar com a reeleição indefinida, graças à qual Chávez aspira governar até 2031. "Pretendo ser um presidente que fala muito menos e que não invada a vida dos venezuelanos todos os dias", disse Capriles em alusão aos longos e frequentes discursos do presidente, retransmitidos na televisão e no rádio.

Pérez também não antecipa mudanças radicais no programa de governo: "As coisas que fazem bem vamos continuar e as ruins serão eliminadas", afirmou o também advogado, casado e pai de três filhos. Capriles, do partido social-cristão Primero Justicia, conta com o apoio majoritário do eleitor opositor independente, ansioso por uma mudança no poder que não passe pelos partidos tradicionais anteriores ao governo Chávez, representados por Pérez, do partido Um Novo Tempo, moldado no velho social-democrata Ação Democrática.

Segundo a analista política e psicóloga social Mercedes Pulido, é "difícil" reverter pesquisas tão unânimes, mas o risco para Capriles é que parte de seu eleitorado não vote pensando que a eleição "já está vencida".

A coalizão opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD), organizadora das primárias, instalou 7.600 colégios eleitorais em todo o país, convocando todos os venezuelanos às urnas, garantindo a confidencialidade do voto.

"De alguma forma, o dia 12 de fevereiro será um ensaio para o dia 7 de outubro. Dependendo da mobilização do eleitorado, o rival de Chávez dará partida com mais ou menos força", Carmen Beatriz Fernández, presidente da empresa Datastrategia. Além do candidato presidencial, os venezuelanos foram convocados para votar nas primárias da oposição em candidatos a governadores para as eleições regionais do dia 16 de dezembro e a prefeitos para as eleições locais em abril de 2013.

AFP
AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.
  1. Cidadão venezuelano lança seu voto em posto eleitoral. As primárias irão decidir, entre cinco candidatos, o rival do popular presidente Hugo Chávez

    AFP
    Foto: AFP

  2. Eleitores verificam local de votação em posto eleitoral de Caracas

    AFP
    Foto: AFP

  3. Pessoas esperam na fila, no bairro Petare, em Caracas, para votar nas inéditas primárias organizadas pela oposição, nas quais será eleito, entre cinco candidatos, o rival do popular presidente Hugo Chávez

    Foto: AP

  4. Jovem residente em Valência exerce o direito de votar em primárias da oposição

    EFE
    Foto: EFE

  5. Venezuelanos residentes na Espanha confere seu voto antes de depositar na urna durante primárias para eleger o candidato da oposição Hugo Chávez em outubro. A votação começou às 10h (hora local) em seis cidades espanholas

    EFE
    Foto: EFE

  6. Homem vota em Caracas. Todos os eleitores do país foram convocados e foram estabelecidos mais de 3.700 centros de votação

    Reuters
    Foto: Reuters

/mundo/foto/0,,00.html