PUBLICIDADE

Ásia

Emissário da ONU chega às Maldivas; ex-presidente quer eleições

10 fev 2012 - 06h54
(atualizado às 08h04)
Compartilhar

Um emissário das Nações Unidas chegou nesta sexta-feira às Maldivas para falar com as novas autoridades, enquanto o ex-presidente, Mohammed Nasheed, pedia a realização de novas eleições depois de ter sido deposto pelo que classificou de golpe de Estado.

Policiais patrulham as ruas da capital, Male; o presidente deposto Mohammed Nasheed pediu novas eleições no país
Policiais patrulham as ruas da capital, Male; o presidente deposto Mohammed Nasheed pediu novas eleições no país
Foto: AFP

O subsecretário-geral para Assuntos Políticos das Nações Unidas, o argentino Oscar Fernández Taranco, chegou nesta sexta-feira a Malé, a capital. Em sua agenda inclui-se uma reunião com o novo presidente, Mohammed Waheed, investido na terça-feira no cargo após a renúncia de seu antecessor, que o acusa de tê-lo derrubado após um complô.

"Nesta manhã haverá um encontro com a delegação das Nações Unidas", disse nesta sexta-feira o porta-voz da presidência, Masood Imad.

Fernández Taranco foi convidado pelo ex-presidente quando este ainda ocupava a chefia do Estado para ajudá-lo a superar uma situação política inquietante. Há várias semanas, as manifestações organizadas pelos partidos da oposição pediam sua renúncia, depois da prisão de um juiz proeminente.

Após três semanas de manifestações, a polícia provocou na terça-feira a renúncia de Nasheed, que foi o primeiro presidente democraticamente eleito do arquipélago das Maldivas (Oceano Índico), em 2008.

O emissário da ONU indicou que não se encontrava nas Maldivas para informar como a crise política dos últimos dias deveria ser resolvida.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade