Forest Whitaker dirige o Instituto Internacional para a Paz, que fez parceria com a Unesco
Foto: AFP
Em cerimônia realizada nesta terça-feira na sede da Unesco, em Paris, o Instituto Internacional para a Paz, fundado pelo ator americano Forest Whitaker, formalizou uma parceria com este organismo internacional. O instituto, que promove conversas de paz em países que vivem conflitos mediante programas dirigidos principalmente para os jovens, foi inaugurado no ano passado na Universidade de Rutgers, em Nova Jersey, nos Estados Unidos, pelo ator e o professor de Antropologia e Conflitos Armados, Aldo Civico.
"Experimentei a dor de perder entes queridos por culpa de conflitos armados e a violência, por isso quero ajudar a construir a paz", disse Whitaker, quem também é embaixador da boa vontade da Unesco. O ator, agraciado com o Oscar de Melhor Ator, em 2007, por sua interpretação em O Último Rei da Escócia, disse que a vocação de seu instituto é global, mas por enquanto os trabalhos da entidade estarão focados em comunidades do Sudão e da Colômbia.
Whitaker explicou que pretende contar com a ajuda da população local, pois o instituto não irá para esses países para impor sua opinião, e sim para dialogar e ajudar e encontrar soluções. Com a colaboração formalizada hoje, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) dará orientação e promoverá o diálogo entre centros que buscam incentivar a paz.
A diretora-geral do organismo, Irina Bokova, explicou que o apoio não significa ajuda financeira. O embaixador americano na Unesco, David Killion, ressaltou que o Instituto Internacional para a Paz é a primeira entidade americana desse tipo na organização. Em novembro de 2011, os EUA retiraram seu apoio financeiro à Unesco após a entrada da Palestina no organismo.

- EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.


Assista agora »
Assista agora »
