Notícias » Mundo » Mundo

 Encontrados os primeiros corpos de naufrágio em Papua Nova Guiné
04 de fevereiro de 2012 03h03 atualizado às 04h02

Equipes de resgastes seguem com as buscas pelos mais de 100 desaparecidos. Foto: AP

Equipes de resgastes seguem com as buscas pelos mais de 100 desaparecidos
Foto: AP

As equipes de resgate recuperaram neste sábado quatro corpos após o naufrágio ocorrido em águas de Papua Nova Guiné na quinta-feira, enquanto prosseguem as buscas por 100 desaparecidos, informou a imprensa local. O Rabaul Queen navegava entre a localidade turística de Kimbe, situada na ilha da Nova Bretanha, e Lae, no litoral nordeste da ilha de Papua, quando afundou a cerca de 80 km de seu ponto de chegada com 350 pessoas a bordo.

Até o momento, foram resgatadas pelo menos 246 pessoas com vida, indicou a Autoridade Australiana de Segurança Marítima, que participa das operações de resgate. Muitos dos sobreviventes foram atendidos no hospital de Lae por efeitos da inalação de substâncias tóxicas e fraturas ósseas, embora só três deles apresentem ferimentos graves.

O capitão Nurur Rahman, chefe interino da Autoridade de Segurança Marítima papua, explicou que ontem as más condições meteorológicas dificultaram os trabalhos de resgate e que por isso não foram encontrados novos sobreviventes, embora não descarte a chance de ainda haver náufragos com vida.

A empresa proprietária do navio confirmou que cerca de 350 pessoas - entre elas 12 membros da tripulação - viajavam na embarcação, cuja capacidade máxima era de 310 passageiros. Alguns sobreviventes relataram a uma rádio neozelandesa que o número de passageiros superava em 200 pessoas a capacidade permitida. Já o inspetor Samson Siguyaru disse que a maioria dos passageiros eram estudantes que retornavam para o início de seu curso e que na embarcação "havia uma mistura de crianças e idosos".

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.
  1. Botes levam sobreviventes do naufrágio de uma embarcação em direção ao litoral de Papua Nova Guiné

    Foto: AP

  2. Equipes de resgate retiraram mais de 200 sobreviventes da água após o naufrágio

    Foto: AP

  3. Dois botes da embarcação que afundou navegam no mar em direção ao litoral de Papua Nova Guiné

    Foto: AP

  4. Um bote salva-vidas é visto de um helicóptero em alto mar, na costa de Papua Nova Guiné

    Foto: AP

  5. Familiares de passageiros a bordo da embarcação MV Rabaul Queen aguardam por notícias em Lae

    Foto: AP

/mundo/foto/0,,00.html