PUBLICIDADE

Oriente Médio

Missão da AIEA chega ao Irã para inspecionar instalações nucleares

29 jan 2012 - 06h06
(atualizado às 11h07)
Compartilhar

Uma missão de alto nível da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) chegou neste domingo a Teerã para inspecionar as instalações nucleares iranianas, informaram meios de imprensa oficiais.

A equipe de seis especialistas liderada por Herman Nackaerts chegou no começo de hoje ao aeroporto internacional Imame Khomeini de Teerã, informou a emissora estatal PressTV em seu site.

Durante a estadia, de três dias, os especialistas da AIEA visitarão as principais instalações atômicas do país e discutirão com as autoridades iranianas sobre o controvertido programa nuclear da República Islâmica.

"Esperamos que o Irã se envolva conosco em nossas preocupações em relação à possível dimensão militar do programa (nuclear)", declarou este sábado à imprensa no aeroporto de Viena Naeckerts, diretor-adjunto da AIEA para salvaguardas (controles).

Naeckerts assegurou que o organismo está impaciente para retomar o diálogo com Teerã. "Estamos tentando seguir as resoluções da Junta (de Governadores da AIEA) e tentando resolver todos os assuntos pendentes", acrescentou.

Em comunicado emitido na semana passada, a AIEA indicou que esta visita - pouco usual por causa da elevada categoria de seus integrantes - tem como objetivo "resolver todos os assuntos substanciais pendentes" do polêmico programa nuclear desse país.

As grandes potências ocidentais suspeitam que o Irã tente se dotar da bomba atômica, embora as autoridades iranianas neguem o fato. O Irã, que reitera o caráter exclusivamente pacífico de seu programa nuclear, é alvo de sanções por parte das Nações Unidas.

As últimas negociações com o Irã fracassaram, em janeiro de 2011 em Istambul. As grandes potências (Estados Unidos, Rússia, China, França, Grã-Bretanha e Alemanha) queriam centrar as negociações no programa nuclear iraniano. Teerã, em troca, queria que as negociações incluíssem também questões de segurança regional e internacional.

Com informações adicionais da agência AFP

Estudantes fazem protesto na chegada dos inspetores a Teerã
Estudantes fazem protesto na chegada dos inspetores a Teerã
Foto: AFP
EFE   
Compartilhar
Publicidade