PUBLICIDADE

Oriente Médio

Obama: é possível solução pacífica para tema nuclear iraniano

25 jan 2012 - 00h30
(atualizado às 08h28)
Compartilhar

O presidente americano, Barack Obama, afirmou nesta terça-feira que uma resolução pacífica "ainda é possível" sobre o controverso programa nuclear iraniano.

"Que não fique dúvida alguma de que os Estados Unidos estão decididos a impedir que o Irã desenvolva armas nucleares. Não descartaremos nenhuma opção disponível para conseguir esse objetivo. Mas ainda é possível chegar a uma resolução pacífica sobre esse problema", disse Obama em seu discurso anual diante do Congresso.

"Se o Irã mudar de rumo e cumprir suas obrigações, pode se reincorporar na comunidade de nações", disse. "Graças ao poder de nossa diplomacia", o mundo superou suas divisões e está agora unido em torno da necessidade de deter as ambições nucleares do Irã, afirmou o presidente.

"O regime está mais isolado do que nunca; seus líderes enfrentam sanções asfixiantes. Essa pressão não cederá enquanto o regime não assumir suas responsabilidades", completou.

Estados Unidos e União Europeia aumentaram suas sanções contra o setor petroleiro e bancário do Irã, em um esforço por forçar Teerã em deter o enriquecimento de urânio, que temem ter como objetivo dotar-se de uma arma nuclear. O Irã insiste que seu programa nuclear é pacífico.

Obama realiza tradicional discurso do Estado da União; veja:
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade