Notícias » Mundo » Mundo

 Buenos Aires adota lei que proíbe fumar em locais fechados
05 de janeiro de 2012 14h12 atualizado às 14h56

Buenos Aires será transformada em uma cidade "livre de fumaça", já que a partir desta quinta-feira entra em vigor uma lei que proíbe as pessoas fumarem em espaços fechados, como bares, restaurantes e salões da capital da Argentina, onde, segundo estatísticas oficiais, 110 pessoas morrem diariamente por conta do tabagismo.

Com previsão de também ser implementada em outras capitais, a lei estabelece que "os espaços fechados do âmbito privado já não poderão contar com zonas para fumar", explicou a deputada Paula Bertol.

Uma lei anterior, sancionada em 2010, estabelecia que os bares ou restaurantes poderiam manter espaços específicos para fumantes, o que não será mais permitido a partir desta quinta-feira.

"Pátios, terraços, balcões e os demais espaços ao ar livre não foram incluídos na lei, além de áreas específicas e exclusivas para degustação de produtos de tabaco em clubes para fumantes e centros de detenção de natureza penal", completou a deputada.

No último mês de junho, a Câmara dos Deputados argentina transformou em lei um projeto que pode ser imposto em todos os distritos do país e que estabelece "ambientes públicos 100% livres de fumaça", além de proibir a publicidade de cigarros em "todo tipo de eventos".

A Argentina, no entanto, é o único país da América Latina que não ratificou o Convênio Marco para o Controle do Tabaco (CMCT). A medida foi proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no começo da década e já foi ratificada por 173 países.

Segundo um estudo da Sociedade do Câncer dos Estados Unidos, que foi divulgado recentemente, a Argentina está situada na terceira posição do ranking de consumo per capita de tabaco na América.

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.