PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

América Latina

Chile processa homem acusado de incêndio na Patagônia

31 dez 2011 - 21h23
(atualizado às 21h49)
Compartilhar

A justiça chilena processou neste sábado um cidadão israelense de 23 anos, que confessou ter provocado o incêndio que afeta o parque nacional Torres del Paine, na Patagônia chilena, que até agora consumiu mais de 11 mil hectares. O promotor Juan Meléndez confirmou aos jornalistas que o israelita, identificado como Roter Singer, pegou uma detenção regional de três meses - não pode sair da região enquanto durar as investigações.

"O homem confessou que em uma ação involuntária queimou um pedaço de papel higiênico, o que finalmente produziu o incêndio", disse Meléndez. O promotor explicou que graças a uma testemunha que observou toda a ação do turista israelense, se pôde conseguir com rapidez sua identificação.

Segundo a Radio Bío-Bío, o veículo no qual o acusado foi tirado do tribunal foi atacado por várias pessoas que protestavam nos arredores, especialmente pela determinação das autoridades de fechar por todo janeiro o parque nacional. "Nós, quem é de Puerto Natales, estamos desconcertados com o que acaba de acontecer. Sentimos raiva, impotência e indignação, porque nos cortaram as mãos, já que este é nosso sustento principal durante os meses de verão", assinalou uma das pessoas que protestavam.

Lembrou que há seis anos outro turista estrangeiro gerou um incêndio no parque nacional e que acabou ficando livre pagando apenas uma multa de 250 mil pesos (cerca de US$ 485). Em fevereiro de 2005, um incêndio causado por Jiri Smitak, um turista tcheco que usou de forma errada um fogareiro, destruiu 13.880 hectares do local.

Smitak, que foi detido e processado, pediu perdão e seu governo, posteriormente, financiou de forma voluntária o reflorestamento da área destruída. O incêndio que afeta Torres del Paine, a 2 mil quilômetros ao sul de Santiago, começou na quarta-feira passada, situação que obrigou a evacuação de centenas de turistas e trabalhadores da região.

O presidente Sebastián Piñera informou através de sua conta no Twitter, que foram controlados três dos seis focos do incêndio e que um quarto estaria a ponto de ser controlado. "Hoje com grande trabalho de brigadistas e intenso uso de helicópteros conseguimos controlar três dos seis focos do incêndio em Torres del Paine", ressaltou.

"Graças ao melhor clima esperamos controlar em breve um quarto foco de incêndio e iniciar imediatamente as tarefas de recuperação do parque", acrescentou o líder nessa rede social. Finalmente escreveu: "Pedi ao Intendente (Governador) para se reunir com empresas turísticas do parque para acertar a mais pronta reabertura e proteger o resto da temporada turística".

Ao parque nacional Torres del Paine, declarada reserva da Biosfera pela Unesco, chegam nos meses de verão cerca de 130 mil visitantes, a maioria europeus.

EFE   
Compartilhar
Publicidade