PUBLICIDADE

Mundo

Egito celebra Ano Novo com homenagem a mártires da revolução

31 dez 2011 - 15h59
(atualizado às 16h29)
Compartilhar

Os ativistas egípcios convocaram neste sábado uma concentração na emblemática praça Tahrir do Cairo para receber o Ano Novo com uma homenagem aos mártires da revolução e rezar por um Egito livre em 2012. A celebração, na qual se pretende evitar as palavras de ordem políticas, contará com a participação de clérigos cristãos e muçulmanos e a apresentação de alguns cantores.

Os presentes desfraldarão bandeiras do Egito, fotografias dos mártires e velas, com o objetivo de homenagear as vítimas dos protestos que acabaram com o regime de Hosni Mubarak no último dia 11 de fevereiro. A famosa ativista egípcia Gamila Ismail convocou, por meio de mensagens de textos de celulares, as pessoas a "receberem o Ano Novo juntos em Tahrir para rezar pelos mártires e por um Egito alegre e livre em 2012".

Por sua parte, os jovens do Movimento 6 de Abril informaram em comunicado que primeiro realizarão uma manifestação na frente do escritório do procurador-geral para solidarizar-se com as organizações não-governamentais estrangeiras e locais que foram inspecionadas há dois dias por funcionários da Procuradoria com o apoio do Exército e das forças de segurança.

Após essa manifestação, os participantes se dirigirão rumo a Tahrir para unir-se à homenagem às vítimas da revolução, que será embalada por hinos patrióticos e religiosos. O ano de 2012 se apresenta cheio de desafios para o Egito, imerso em um processo eleitoral que por enquanto está consagrando partidos islamitas, enquanto ainda é comandando por uma Junta Militar.

EFE   
Compartilhar
Publicidade