PUBLICIDADE

Estados Unidos

Revista Time escolhe "O Manifestante" como personalidade de 2011

14 dez 2011 - 11h20
(atualizado às 11h30)
Compartilhar

A revista americana Time revelou nesta quarta-feira a capa de sua tradicional edição da personalidade do ano. A escolha deste ano premiou "O Manifestante".

A Time divulgou nesta quarta-feira a capa que homenageia os manifestantes que marcaram o ano de 2011
A Time divulgou nesta quarta-feira a capa que homenageia os manifestantes que marcaram o ano de 2011
Foto: Reprodução

A escolha conceitual faz alusão aos inúmeros protestos ao redor do mundo em 2011, iniciados com o movimento da Primavera Árabe que pedia reformas no mundo muçulmano, mas também espalhados pelo Ocidente em questões econômicas, representados especialmente pelos manifestantes gregos e pelo movimento Occupy Wall Street.

Em sua edição eletrônica, a Time elencou frases marcantes de manifestantes-chave.

"Como eles dizem na América, o poder do povo vai mudar tudo", disse Ahmed Harara, um dentista do Cairo que perdeu a visão em ambos os olhos após ser alvejado por uma bala de borracha disparada por forças de segurança egípcias durante um protesto na Praça Tahrir.

"Mohammed sofreu muito. Ele trabalhou duro. Mas quando ele ateou fogo a si mesmo, não foi porque confiscaram suas finanças, foi pela sua dignidade", disse Mannoubia Bouazizi, a mãe de Mohammed Bouazizi, manifestante que virou símbolo da revolta popular na Tunísia após atear fogo ao próprio corpo em protesto contra o regime do então presidente Bem Ali.

"Caminhar através daquela intersecção algemado foi o dia em que senti mais orgulho na minha vida", disse o capitão Rey Lewis, um oficial aposentado da polícia da Filadélfia preso durante protesto do movimento Occupy Wall Street.

"Eu fiz apenas o que meu coração mandou. A repercussão nacional foi uma grande surpresa para mim", disse o poeta mexicano Javier Sicilia, que organizou um movimento contra o crime e a corrupção no México após o seu filho ser assassinado por traficantes de drogas.

Esta não foi a primeira vez que a Time fez uma escolha conceitual para a sua edição de personalidade do ano. A revista elegeu o Combatente Americano em 1950 e a Classe Média do país em 1969. A Time faz esta escolha desde 1927, quando o aviador Charles Lindbergh foi o selecionado. No ano passado, Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, estampou a tradicional capa da revista.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade