PUBLICIDADE

Mundo

Londres: protesto contra eleições no Congo acaba em prisões

11 dez 2011 - 08h03
(atualizado às 08h29)
Compartilhar

A Polícia britânica confirmou neste domingo a prisão de 143 pessoas na noite passada por distúrbios após uma manifestação no centro de Londres contra os resultados eleitorais na República Democrática do Congo. Segundo a Scotland Yard (Polícia metropolitana de Londres), a maioria das prisões foi realizada após 21h locais (19h de Brasília), quando um grupo radical se dispersou da massa manifestante e começou a provocar episódios de vandalismo e a ameaçar os transeuntes.

O protesto, que por ordem das autoridades deveria ser realizado em um único local, tornou-se uma passeata, que começou na avenida de Whitehall, onde ficam os prédios do governo, e depois se transferiu à Trafalgar Square, quando começaram os distúrbios. Os manifestantes consideravam fraudulentas as eleições do dia 28 de novembro e protestavam contra o anúncio feito na sexta-feira sobre a reeleição do presidente do país, Joseph Kabila, que venceu o rival Etienne Tshisekedi.

Joseph Kabila, de 40 anos, conseguiu vencer seu segundo mandato e governará a República Democrática do Congo por mais cinco anos. Ele chegou ao poder em 2001, depois do assassinato de seu pai, Laurent Désire Kabila, líder da rebelião armada que derrubou o regime de Mobutu Sese Seko. Cerca de 32 milhões de congoleses foram às urnas no dia 28 de novembro para participar do segundo pleito que se realiza no Congo após quatro décadas de ditaduras militares e guerras civis.

EFE   
Compartilhar
Publicidade