PUBLICIDADE

Mundo

Alemanha busca suspeitos por massacre na Segunda Guerra

5 dez 2011 - 10h58
(atualizado às 11h53)
Compartilhar

A polícia alemã realizou nesta segunda-feira buscas nas residências de seis antigos membros da temida tropa nazista Waffen-SS suspeitos de praticarem crimes durante a Segunda Guerra Mundial.

Foto de 25 de agosto de 1944 mostra o processo de identificação das vítimas do massacre de Oradour-sur-Glane
Foto de 25 de agosto de 1944 mostra o processo de identificação das vítimas do massacre de Oradour-sur-Glane
Foto: AFP

Os homens são acusados de participarem do massacre de Oradour-sur-Glane, na França, em 10 de junho de 1944. Todos eles tinham entre 18 e 19 anos na época.

O episódio é considerado um dos mais cruéis da Segunda Guerra, quando a tropa nazista matou 642 pessoas, a maioria mulheres e crianças, nesta localidade.

Andreas Brendel, um porta-voz da promotoria de Dortmund, encarregada de investigar o caso, explicou que as buscas foram efetuadas em várias cidades alemãs, nos estados da Renânia do Norte-Vestfália, Baixa Saxônia, Brandeburgo e Hesse.

A investigação teve início a partir da revelação de documentos que estavam guardados na Stasi, a polícia secreta da antiga Alemanha Oriental.

Os suspeitos negaram participação no massacre, disse o funcionário. Na ocasião, os soldados da Weffen-SS prenderam boa parte da população de Oradour-sur-Glane na igreja local e depois atearam fogo no recinto. Os homens da cidade foram mortos a tiros e o resto das casas incendiadas.

O centro da vila não foi reconstruído até hoje e se tornou um monumento em homenagem às vítimas da chacina, ordenada pelo exército alemão após a resistência francesa ter capturado um oficial nazista.

EFE   
Compartilhar
Publicidade