PUBLICIDADE

Europa

Terremoto atinge leste da Turquia e causa pânico entre moradores

30 nov 2011 - 04h59
(atualizado às 06h46)
Compartilhar

Um terremoto de 5 graus de magnitude, segundo o Centro de Pesquisa Sísmicas e Observatório de Kandilli, atingiu a província de Van, no leste da Turquia, na manhã desta quarta-feira, provocando pânico - a mesma região foi atingida por dois fortes terremotos recentemente, segundo informações da agência Associated Press.

O epicentro do tremor foi na vila de Kurubas, próxima à cidade de Van. De acordo com as autoridades, o terremoto não causou nenhum dano significativo, mas assustou os moradores, que deixaram suas barracas (muitos ainda vivem em abrigos depois dos últimos tremores) e edifícios em pânico.

Mustafa Berktas, chefe médico do hospital em Van, afirmou que houve mínimos danos ao local, mas os pacientes estão sendo transferidos para um hospital de campanha e outros em condições mais graves serão deslocados para cidades próximas. Durante essa operação, uma mulher deu à luz uma menina no jardim do hospital.

Desde o forte terremoto de 7,2 graus de 23 de outubro, esta região situada no sudeste da Turquia foi atingida por milhares de réplicas e sismos independentes. Aos mais de 600 mortos do primeiro tremor, se somaram dezenas de novas vítimas que morreram sob os escombros de dois hotéis derrubados por outro terremoto, de 5,2 graus, no início de novembro. As autoridades advertiram à população que a região pode continuar sendo atingida por sismos até junho.

O ministro do Meio Ambiente e Urbanismo da Turquia, Erdogan Bayraktar, informou recentemente que o governo de Ancara começará em breve a construir novas casas para os desabrigados. A estimativa é que os imóveis fiquem prontos até setembro de 2012.

Com informações da agência EFE

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade