Agência chilena reivindica autoria de campanha da Benetton
18 nov2011 - 14h22
(atualizado às 15h22)
Compartilhar
A agência de publicidade chilena La Firma reivindicou nesta sexta-feira a autoria da ideia de utilizar personalidades públicas antagônicas se beijando em propagandas, assim como as que foram divulgadas nesta semana em uma polêmica campanha da grife italiana Benetton.
Em um comunicado enviado à agência EFE, a La Firma declarou que essa ideia já foi desenvolvida no Chile em uma campanha publicitária de uma marca de adoçantes em 2006. A propaganda da agência chilena retratava o então presidente dos Estados Unidos, George W.Bush, beijando a bochecha do presidente venezuelano, Hugo Chávez, sob o slogan: "Alcançamos o impossível".
Segundo a La Firma, esta mesma campanha foi escolhida pela revista Le Monde, da França, como uma das melhores de 2006. O diretor da La Firma, Francisco Guarello, afirmou que existe uma semelhança muito grande da campanha de sua agência com as fotomontagens que a Benetton divulgou nesta semana, que mostram Barack Obama beijando Hugo Chávez, assim como o papa Bento XVI e o imã Mohammed Al Tayeb, entre outros.
As imagens da marca italiana fazem parte de uma campanha contra o ódio, intitulada "unhate". "O que nos chama a atenção é que são muito similares e, por isso, estamos estudando algumas ações legais", disse no comunicado Francisco Guarello, diretor da agência chilena.
Polêmica campanha contra o ódio da fundação Unhate (Deixe de odiar, em português), criada e patrocinada pela empresa Benetton, lançada nesta quarta-feira traz montagem com beijos entre personalidades políticas e religiosas internacionais. A montagem acima mostra "beijo" do papa Bento Bento XVI com o Imã do Cairo, Safwad Hagazi, a autoridade religiosa dos muçulmanos do Egito
Foto: Benetton / Reprodução
Montagem propõe beijo entre o presidente americano, Barack Obama (dir.), e o colega chinês, Hu Jintao
Foto: Benetton / Reprodução
Um pedido de paz entre as Coreias foi simbolizado com um beijo entre o líder norte-coreano, Kim Jong-il, e o presidente sul-coreano, Lee Myung-bak
Foto: Benetton / Reprodução
Campanha também prega a paz entre Obama e o presidente venezuelano, Hugo Chávez (dir.)
Foto: Benetton / Reprodução
A campanha contra o ódio também prega o diálogo entre o premiê israelense, Benjamin Netanyahu, e o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas (esq.)
Foto: Benetton / Reprodução
Imagem traz beijo entre o presidente francês, Nicolas Sarkozy, e a chanceler alemã, Angela Merkel
Foto: Benetton / Reprodução
Foto: Terra
Carros passam por cartaz com a imagem do presidente francês, Nicolas Sarkozy (esq.), beijando a chanceler alemã, Angela Merkel
Foto: Getty Images
Uma das imagens polêmicas instaladas em Israel traz o presidente americano, Barack Obama (esq.), "beijando" o presidente venezuelano, Hugo Chávez
Foto: Getty Images
A controversa polêmica publicitária Unhate da Benetton, que exibe figuras políticas e religiosas se beijando, foi inaugurada nesta terça-feira em Israel. Cartazes com a imagem do primeiro-ministro do país, Benjamin Netanyahu, "beijando" o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, foram espalhados por rodovias de Tel Aviv e outras cidades do país