PUBLICIDADE

Estados Unidos

Pastor que queimou Alcorão será candidato a presidente nos EUA

27 out 2011 - 16h09
(atualizado às 16h40)
Compartilhar

Terry Jones, pastor de uma igreja da Flórida onde foi queimado um exemplar do Alcorão em março, anunciou que apresentará sua candidatura às eleições presidenciais de 2012 nos Estados Unidos. No site de seu grupo "Stand Up America Now", muito crítico à religião muçulmana, foi publicado nesta quinta-feira um comunicado do líder da igreja Dove World Outreach Center, em Gainesville, na Flórida, no qual anuncia sua intenção de concorrer às eleições com sete propostas sobre as quais baseará sua campanha presidencial.

Em foto de arquivo, o pastor cristão Terry Jones prega contra o Islã na área de Times Square, em Nova York
Em foto de arquivo, o pastor cristão Terry Jones prega contra o Islã na área de Times Square, em Nova York
Foto: AFP

Esses projetos visam conter o excesso de gasto público, equilibrar o orçamento, reduzir a despesa militar, deportar imigrantes ilegais, economizar US$ 400 bilhões anuais, reduzir os impostos às empresas e diminuir a burocracia governamental. Jones ganhou notoriedade em 2010 quando disse que queimaria um exemplar do Alcorão no aniversário dos ataques de 11 de Setembro, o que gerou uma condenação internacional e até a própria intervenção do presidente americano, Barack Obama.

Em outra ocasião, o pastor disse em entrevista a um canal de televisão, após ter inflamado o suposto radicalismo do islã, que não queimaria mais o texto sagrado. No entanto, em março, Jones fez uma simulação de julgamento contra o livro sagrado do islamismo e, na presença de diversos membros da igreja, o declarou "culpado" e o queimou. O ato foi gravado e publicado na internet.

EFE   
Compartilhar
Publicidade