PUBLICIDADE

Oriente Médio

EUA deixarão Iraque ao final do ano, diz agência

16 out 2011 - 01h44
Compartilhar

Os Estados Unidos estão abandonando seus planos de manter tropas após o fim do ano no Iraque, prazo final que havia sido acordado entre os governos, segundo disseram altos oficiais da administração Obama, sob condição de anonimato, à agência Associated Press (AP). A decisão irá terminar os mais de oito anos de envolvimento americano na Guerra do Iraque, apesar de preocupações com as forças de segurança iraquianas e o alto potencial de instabilidade.

Se confirmada, a decisão acaba com meses de inquietação do governo dos Estados Unidos sobre manter ou não o prazo de retirada, que foi acordado em 2008, ou optar por uma nova data. Um porta-voz do Pentágono afirmou, nesse sábado, que ainda não encontrada uma decisão sobre o futuro relacionamento dos americanos com o governo do Iraque.

Um alto funcionário da administração Obama em Washington, no entanto, confirmou que as tropas americanas deixarão o Iraque, exceto por 160 soldados da ativa ligados à Embaixada do país. A partida também foi confirmada por um oficial militar.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade