PUBLICIDADE

Ásia

Comissão paquistanesa interroga familiares de Osama bin Laden

5 out 2011 - 14h46
(atualizado às 15h43)
Compartilhar

A comissão paquistanesa encarregada de investigar as circunstâncias da morte de Osama bin Laden interrogou pela primeira vez as três viúvas e duas das filhas do terrorista, informou nesta quarta-feira o organismo.

A família de Bin Laden prestou depoimento no dia anterior no Tribunal Supremo durante um "interrogatório exaustivo", detalhou o comunicado. Depois do encontro, os membros da comissão se reuniram com o diretor da principal agência dos serviços secretos do Paquistão (ISI), Ahmed Shuja Pasha.

Criada no fim de maio a pedido do Governo paquistanês, a comissão de cinco membros é liderada pelo por Haved Iqbal, magistrado do Tribunal Supremo do Paquistão.

Bin Laden foi executado no dia 2 de maio em uma operação unilateral noturna das forças especiais dos Estados Unidos na cidade paquistanesa Abbottabad. Especula-se que o líder da Al Qaeda tenha vivido nessa cidade cinco anos com as três esposas interrogadas e cerca de dez crianças, muitos filhos do terrorista.

Sua morte na sede da principal academia militar do país, afastada das áreas conflituosas, alimentou as suspeitas de que a segurança do Paquistão protegia o terrorista, muito embora o Governo tenha negado essa teoria, tachando a ação de "violação da soberania".

As relações entre as capitais Washington e Islamabad se deterioraram muito desde então, estando em um de seus piores momentos desde que há uma década o Paquistão se aliou aos Estados Unidos na guerra contra o terrorismo.

EFE   
Compartilhar
Publicidade