PUBLICIDADE

Europa

Monumento em honra a João Paulo II é erguido em Moscou

30 set 2011 - 14h12
(atualizado às 15h19)
Compartilhar

Um monumento em honra ao falecido papa João Paulo II foi inaugurado nesta sexta-feira na Universidade de Literatura Estrangeira de Moscou, segundo fontes da Catedral da Imaculada Conceição da capital russa.

"Não é um segredo que o papa gostava muito da Rússia e acreditava poder visitá-la, o que nunca aconteceu", disse um porta-voz da maior catedral católica russa à agência Interfax.

Por outro lado, acrescentou, agora "já não há nenhuma fronteira política ou de outro tipo que impeça a comunicação espiritual com a qual recorrer pela sua intercessão".

João Paulo II, que é considerado uma das figuras históricas que contribuiu em maior medida para a queda do comunismo desde sua escolha em 1978, manteve durante seu mandato uma tensa relação com a Igreja Ortodoxa Russa (IOR).

O anterior pontífice, que foi beatificado em maio passado, enfureceu o Kremlin ao reorganizar a Igreja Católica na Rússia criando quatro dioceses e ao impulsionar o renascimento da Igreja Católica de rito oriental da Ucrânia, conhecida como Uniata.

De fato, o presidente russo, Vladimir Putin, ao contrário do que fizeram seus antecessores no Kremlin, Mikhail Gorbachev e Boris Yeltsin, nunca convidou o papa a visitar Moscou e foi um dos poucos chefes de Estado que não foi a seu enterro.

As relações entre a IOR e o Vaticano, que conta com cerca de 600 mil fiéis neste país, melhoraram notavelmente desde a morte do papa polonês e a ascensão de Bento XVI.

Contudo, o atual pontífice ainda não recebeu autorização para visitar este país, já que a Igreja Ortodoxa ainda acusa a católica de proselitismo.

EFE   
Compartilhar
Publicidade