PUBLICIDADE

Scarlett Johansson visita campos de refugiados no Quênia

26 set 2011 - 15h32
(atualizado às 16h00)
Compartilhar

A atriz americana Scarlett Johansson visitou nos últimos dias campos de refugiados no Quênia para conhecer de perto os efeitos da seca que afeta cerca de 13 milhões de pessoas na região conhecida como Chifre da África, que abrange Somália, Etiópia e Djibuti, informou nesta segunda-feira um comunicado da ONG Intermon Oxfam.

Scarlett Johansson, que é embaixadora da ONG Intermon Oxfam, visitou campos de refugiados no Quênia
Scarlett Johansson, que é embaixadora da ONG Intermon Oxfam, visitou campos de refugiados no Quênia
Foto: EFE

Embaixadora da instituição desde 2004, Scarlett esteve no acampamento de Dadaab, no leste do Quênia, onde dezenas de milhares de somalis chegaram recentemente fugindo da seca e da guerra.

"A pobreza no local é assustadora", afirmou a atriz. Uma líder da comunidade conversou com a americana e falou sobre a luta interminável dos somalis como refugiados de guerra, que precisam superar a fome e viver com o mínimo.

Scarlett também conheceu a região de Turkana, no noroeste do Quênia, que sofre com a desertificação. "Esta é uma crise a longo prazo, aumentada pelo conflito político, a fome e a seca, e que não pode ser ignorada. Mais da metade dos somalis que morreram são crianças, toda uma geração está perdida. A comunidade internacional deve atuar agora de maneira contundente", afirmou a atriz.

Desde 20 de julho desse ano, a ONU declarou estado de crise e fome em seis regiões no sul da Somália. No início desse mês, o organismo assegurou que quatro milhões de pessoas sofrem com a seca no país, e que 750 mil podem morrer nos próximos quatro meses.

EFE   
Compartilhar
Publicidade