PUBLICIDADE

Mundo

Premiê britânico afirma que KGB tentou recrutá-lo em 1985

12 set 2011 - 15h05
(atualizado às 15h11)
Compartilhar

O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, afirmou nesta segunda-feira a estudantes universitários russos que a KGB (serviço secreto soviético) tentou recrutá-lo em 1985, durante uma visita à União Soviética.

"Dois russos que falavam inglês muito bem (...) me deram comida e me perguntaram sobre a vida na Inglaterra e o que eu pensava sobre política", afirmou Cameron durante uma conferência na faculdade de Relações Internacionais da Universidade de Moscou.

Cameron acrescentou: "Na volta, contei o que aconteceu ao meu tutor na universidade e ele me perguntou se tinha sido uma entrevista", segundo as agências russas. "Se foi uma entrevista, parece que não consegui o posto", relatou o líder britânico, que viajou ao país em 1985, ano de ascensão ao poder de Mikhail Gorbachev.

Pouco depois, em entrevista coletiva conjunta com Cameron, o presidente russo, Dmitri Medvedev, brincou ao responder uma pergunta de um jornalista britânico sobre as possíveis tentativas da KGB de recrutar Cameron.

"Tenho certeza de que Cameron teria sido um bom agente da KGB. Mas nunca teria chegado a ser primeiro-ministro do Reino Unido", destacou. Segundo a imprensa, Cameron também se reunirá com seu colega russo, Vladimir Putin, antigo agente da KGB.

EFE   
Compartilhar
Publicidade