PUBLICIDADE

Mundo

Ativista se oferece para substituir touro em festa espanhola

6 set 2011 - 15h18
(atualizado às 15h35)
Compartilhar

Um ativista dos direitos dos animais e membro da organização AnimaNaturalis se ofereceu para substituir o touro "Afligido", que no próximo dia 13 de setembro será golpeado com lanças até a morte na cidade de Tordesilhas, durante a celebração da festa do "Toro de la Vega".

O chileno Francisco Vásquez Neria, que vive em Barcelona e é cofundador da AnimaNaturalis, manifestou nesta terça-feira sua disposição de ser "trocado" pelo animal como ato de protesto contra a festa, considerada pela organização como "um espetáculo brutal e sanguinário".

"Este é um chamado aos habitantes de Tordesilhas para fazê-los ver que a tortura e os maus-tratos, por mais que se escondam atrás de supostas tradições, não são mais do que isso: crueldade, violência e dor, independentemente de serem exercidas contra um touro ou contra um ser humano", afirma Vásquez.

O "Toro de la Vega" é lanceado até a morte por cavaleiros na segunda terça-feira de setembro, um espetáculo que a cada ano recebe críticas de ecologistas do mundo todo.

"O que quero evidenciar é que em questão de tortura e de maus-tratos, nós seres vivos somos todos iguais, e o touro sofre a mesma coisa que um ser humano. Os animais são seres sensíveis com os quais compartilhamos interesses muito básicos, entre eles o desejo de viver e não sofrer nenhum tipo de dor", acrescenta o ativista em uma nota à imprensa.

Para Vásquez, uma sociedade que se diverte com a agonia de um animal "não pode ser considerada civilizada".

EFE   
Compartilhar
Publicidade