PUBLICIDADE

Mundo

Homem é preso na investigação sobre o caso 'News of the World'

2 set 2011 - 14h28
(atualizado às 15h10)
Compartilhar

A Scotland Yard (Polícia Metropolitana de Londres) prendeu nesta sexta-feira um homem de 34 anos ligado ao escândalo das escutas telefônicas feitas pelo extinto tabloide News of the World.

A detenção aconteceu em uma delegacia do norte da capital britânica, como parte da "Operação Weeting". O homem é suspeito de interceptar mensagens de voz e tentar alterar o processo judicial sobre o caso. Sua identidade não foi revelada, e ele foi solto após o pagamento de fiança.

O ex-diretor-geral do tabloide, Stuart Kuttner, também foi detido na última terça-feira, e liberado após o pagamento de fiança. Ele é suspeito de corrupção e participação nas escutas telefônicas.

Desde janeiro, a Polícia já deteve 15 pessoas envolvidas no caso. A investigação tem duas vertentes: a "Operação Weeting", sobre as escutas telefônicas para obter informações exclusivas; e a "Operação Eleven" sobre as tentativas de suborno à Polícia.

O caso explodiu em 2006, mas se agravou no mês passado, quando foi descoberto que além de pessoas famosas, telefones de familiares de soldados mortos e vítimas de assassinato também tinham sido grampeados.

O tabloide News of the world, de propriedade do magnata australiano Rupert Murdoch, encerrou suas atividades no dia 10 de julho deste ano, após 168 anos de história.

EFE   
Compartilhar
Publicidade