PUBLICIDADE

Ásia

Gafe expõe posição diplomática britânica sobre Afeganistão

31 ago 2011 - 05h23
(atualizado às 06h04)
Compartilhar

Um alto membro do gabinete britânico cometeu uma gafe que expôs a posição diplomática do Reino Unido frente ao governo do Afeganistão nessa terça-feira, ao acidentalmente revelar documentos confidenciais que aparentemente celebram a saída do presidente afegão, Hamid Karzai, do cargo, de acordo com a rede CNN.

O secretário de Desenvolvimento Internacional Andrew Mitchell foi fotografado deixando a residência do primeiro-ministro, David Cameron, com o que pareciam ser notas sobre o país asiático e seu mandatário, que irá terminar seu segundo mandato em 2014.

Em um parágrafo sob o título "pontos para fazer", há uma sentença que diz: "notar que Karzai publicamente declarou sua intenção de deixar o cargo ao final de seu segundo mandato, de acordo com a Constituição. Isso é muito importante. Isso melhora os prospectos políticos no Afeganistão muito significativamente. Devemos acolher bem o anúncio de Karzai privadamente e em público".

No parágrafo seguinte, lê-se que "a percepção de violência no Afeganistão é muito importante para a sua confiança no futuro, e para a sua disponibilidade para trabalhar para o governo afegão. Nós temos as estratégias de comunicação em termos de violência corretas?".

O documento continua, mencionando algumas "reformas essenciais" para o setor bancário afegão e uma visita planejada do FMI para o mês de setembro, uma vez que o país asiático prepara a entrega de um novo programa ao órgão financeiro. "Nós continuamos a trabalhar de perto com ambos os lados para uma resolução", diz o documento.

Documentos apontam posições britânicas em relação ao país asiático
Documentos apontam posições britânicas em relação ao país asiático
Foto: AP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade