PUBLICIDADE

Oriente Médio

Mais de 20 mil protestam em Israel por justiça social

27 ago 2011 - 17h36
(atualizado às 18h24)
Compartilhar

Mais de 20 mil israelenses protestaram neste sábado à noite em Tel Aviv, Jerusalém e em uma dezena de cidades, em novas manifestações para exigir "justiça social", informou a imprensa local.

Os organizadores confirmaram que as cifras de manifestantes foram inferiores aos protestos anteriores e atribuíram o fato à tensão no sul do país, alvo nos últimos dias de dezenas de lançamentos de foguetes de Gaza.

"Os problemas de segurança sempre existiram em Israel. Não nos impedirão de lutar", declarou em Tel Aviv um dos líderes do movimento e presidente da União de Estudantes Itzik Shmuli, que anunciou para o próximo sábado "a marcha de 1 milhão" de manifestantes.

"O povo exige justiça social, não caridade", gritavam os manifestantes. Essa frase tornou-se lema do movimento de protesto iniciado em meados de julho.

Segundo uma pesquisa, 88% da população apoia o protesto. Sob pressão, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu prometeu moderar sua postura ultraliberal para responder as demandas dos manifestantes.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade