PUBLICIDADE

Oriente Médio

Rússia apresenta na ONU resolução sem sanções contra Síria

26 ago 2011 - 16h25
(atualizado às 16h36)
Compartilhar

A Rússia apresentou nesta sexta-feira no Conselho de Segurança das Nações Unidas um projeto de resolução sobre a Síria que não inclui sanções contra o regime do presidente Bashar al-Assad pela repressão empregada contra os manifestantes. O texto não contempla a imposição de sanções contra Damasco e situa "no mesmo nível" a população civil que pede reformas democráticas no país árabe e as forças de segurança do Governo sírio que respondem aos protestos, informaram à Agência Efe fontes diplomáticas ocidentais.

O projeto de resolução mostra a "profunda preocupação" do Conselho perante a situação que vive o país árabe, lamenta a morte de "muitos milhares de pessoas" e pede o "fim imediato de toda a violência" ao pedir "a todas as partes" que atuem "com máxima moderação", segundo explicaram fontes diplomáticas do Conselho.

O texto pede ao governo de Al-Assad que aplique "reformas" para responder "às legítimas aspirações e preocupações do povo sírio", ao tempo que pede à oposição síria para se comprometer com um "um diálogo político" sobre as reformas com as atuais autoridades governamentais, segundo as mesmas fontes.

O texto, que conta com o apoio da China, não contempla assim a imposição de sanções contra Damasco, como o projeto de resolução que nesta mesma semana também foi apresentado pelos Estados Unidos e os países da União Europeia (UE) do Conselho - França, Reino Unido, Alemanha e Portugal.

EFE   
Compartilhar
Publicidade