PUBLICIDADE

Oriente Médio

China votará a favor da admissão do Estado palestino na ONU

26 ago 2011 - 06h37
(atualizado às 06h52)
Compartilhar

A China, membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, informou à Autoridade Palestina que votará a favor da admissão de um Estado palestino na ONU, anunciou nesta sexta-feira a agência de notícias oficial oficial palestina Wafa.

O enviado especial da China para o Oriente Médio, Wu Sike, entregou na quinta-feira uma mensagem neste sentido do presidente chinês, Hu Jintao, ao presidente palestino, Mahmud Abbas, segundo a agência.

A mensagem recorda que a China "sempre apoiou os direitos legítimos do povo palestino a estabelecer um Estado independente" sobre toda a Cisjordânia, a Faixa de Gaza e Jerusalém Oriental anexada por Israel.

A Autoridade Palestina pedirá em 20 de setembro às Nações Unidas o reconhecimento do Estado palestino como membro da organização internacional. Os palestinos esperam obter o apoio de mais de 150 países dos 192 membros da ONU, informou esta semana o negociador palestino Saeb Erakat.

Israel e Estados Unidos rejeitam a iniciativa. Washington já anunciou a intenção de utilizar o poder de veto no Conselho de Segurança da ONU.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade