PUBLICIDADE

América Latina

Terremoto de 7 graus é registrado no Peru e sentido no Brasil

24 ago 2011 - 15h06
(atualizado às 16h57)
Compartilhar

Um terremoto de 7 graus na escala Richter, com epicentro perto de Pucallpa, foi registrado nesta quarta-feira no Peru, sendo sentido também no Brasil e no Equador. Inicialmente, o Serviço Geológico dos Estados Unidos havia anunciado que o tremor era de 6,8 graus.

O terremoto, de 7 graus, teve epicentro próximo de Pucallpa
O terremoto, de 7 graus, teve epicentro próximo de Pucallpa
Foto: Terra

"O movimento foi de 7 graus na escala Richter às 12h46 (locais, 14h46 de Brasília), com epicentro (situado) 44 km a sudeste de Contamana (região de selva), a 149 km de profundidade", afirmou Hernando Tavera, chefe do Instituto Geofísico do Peru. Guillermo Alvizuri, diretor de operações da Defesa Civil, disse a meios de comunicação locais que "até o momento não há informação de danos materiais, ou vítimas. Neste momento, nenhuma das maiores cidades registrou danos, nem mesmo Pucallpa", capital mais próxima do epicentro, a 80 km do local.

"Foi sentido com força, mas não há danos reportados, exceto algumas interrupções em linhas telefônicas", acrescentou. Segundo Alvizuri, as autoridades estão tentando entrar em contato com os povoados menores, como a própria Contamana, uma cidade de 17 mil habitantes, na Amazônia.

Tavera disse, por sua vez, que apesar de ter sido um sismo de 7 graus, não foi sentido com tanta força devido à profundidade do epicentro (149 km). "Pode-se considerar que é um sismo de intensidade moderada pela profundidade que teve", disse Tavera.

"É o sismo mais forte que tivemos no Peru este ano e se deveu a um deslocamento da placa de Nazca", acrescentou, confirmando ser "pouco provável que tenham ocorrido danos". Em Lima, o tremor foi sentido com intensidade regular, balançando por alguns segundos os edifícios mais altos.

Na cidade de Ica, onde se registrou um terremoto de 7,9 graus em agosto de 2007, a população foi para as ruas com medo.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade