PUBLICIDADE

Ásia

Ativista indiano em greve de fome adia sua saída da prisão

18 ago 2011 - 12h35
(atualizado às 12h43)
Compartilhar

O ativista indiano Anna Hazare adiou para sexta-feira sua saída da prisão, para dar tempo de tornar favorável o espaço público onde ele continuará seu protesto e a greve de fome contra a corrupção, informaram seus colaboradores.

Diversos assistentes de Hazare tinham anunciado que o septuagenário, que é seguidor de Mahatma Gandhi, abandonaria a prisão de Tihar na tarde desta quinta-feira, mas depois divulgaram, em declarações recolhidas pela imprensa indiana, que o líder só sairá na sexta-feira.

O veterano ativista conseguiu nas últimas horas um acordo com a Polícia para prosseguir sua greve na esplanada de Ramlila, em Nova Délhi, sem as limitações que as autoridades pretendiam impor inicialmente.

Ramlila é o espaço da capital onde outro ativista, Baba Ramdev, tentou, no começo de junho, iniciar um protesto similar, que foi rapidamente interrompido pela Polícia, com a detenção do guru e a dissolução, pela força, de protestos de milhares de seus seguidores.

Hazare tinha planejado iniciar seu jejum na terça-feira em outro parque da cidade, mas foi detido junto a vários colaboradores por se negar a aceitar as condições impostas pelas autoridades.

A detenção de Hazare, que está em greve de fome desde sua prisão, suscitou por toda a Índia manifestações espontâneas e críticas maciças contra a corrupção nas esferas política e administrativa.

EFE   
Compartilhar
Publicidade