PUBLICIDADE

Europa

Freira de 103 anos interromperá reclusão para conhecer o Papa

16 ago 2011 - 18h44
(atualizado às 19h03)
Compartilhar

Madre Teresita, uma freira espanhola de 103 anos, deixará nesta semana o convento no qual vive reclusa há 84 anos para conhecer Bento XVI, durante a visita que realizará à Espanha durante a Jornada Mundial da Juventude. Esta será a segunda vez que a religiosa cruzará as portas do convento de Buenafuente do Sistal, na província espanhola de Guadalajara (centro), desta vez para se reunir com o papa, convidada expressamente pela Nunciatura do Vaticano na Espanha.

A mãe María, superiora da congregação, explicou à que madre Teresita mantém intactas todas suas faculdades mentais, e apenas precisa da ajuda de um andador para realizar suas atividades cotidianas pelo centro religioso. Natural da localidade de Forondas (Álava, norte da Espanha), a veterana religiosa ingressou no convento de Buenafuente no mesmo dia que o atual papa, Bento XVI, nasceu: 16 de abril de 1927.

"Durante a Guerra Civil espanhola (1931-1936), a região ficou em uma zona 'vermelha' (controlada pelo grupo republicano) por isso que as irmãs tiveram que fugir e deixar o convento, apesar de madre Teresita ter permanecido em uma casa da povoação cuidando de uma companheira que estava doente", indicou a mãe María. A superiora acrescentou que depois "aproveitaram para conhecer um convento de Medinaceli (Soria, centro), de onde retornaram um ano e meio depois".

Durante esses 84 anos, madre Teresita passou pelo cargo de abadessa, de 1951 a 1972, e depois foi cozinheira até passados os 95 anos, quando suas forças físicas, "e não mentais", começaram a fraquejar e teve que conformar-se em exercer a função de ajudante de cozinheiro, trabalho que ainda hoje segue realizando entre fornalhas, verduras e croquetes. A religiosa segue tendo boas mãos e boa cabeça, tanto que é a primeira que se levanta, às cinco horas da manhã, antes do dia amanhecer, e inicia pontualmente suas orações tanto sozinha como acompanhada.

Na próxima sexta-feira, um veículo a levará até Madri para que se encontre com o papa durante a Jornada Mundial da Juventude realizada nesta semana na capital espanhola. O programa não foi divulgado, para preservar a saúde da madre, "pois apesar de estar tão bem, não esqueçamos que tem 103 anos e pode se cansar facilmente, além do fato que ela não quer ser protagonista de nada", assinalou a superiora. Em Madri, madre Teresita conhecerá Bento XVI e poderá assistir também às dezenas de milhares de jovens vindos de diversos países que nesta terça-feira começaram a encher as ruas da cidade.

Dois dias antes da chegada do Pontífice, a capital espanhola já veste branco e amarelo, as cores da bandeira vaticana, para a organização da Jornada Mundial da Juventude que será organizada até domingo.

EFE   
Compartilhar
Publicidade