PUBLICIDADE

Ásia

Dalai Lama: 'só eu posso decidir sobre minha reencarnação'

13 ago 2011 - 11h17
(atualizado às 11h38)
Compartilhar

O Dalai Lama, que entregou seus poderes temporais a um novo primeiro-ministro, Lobsang Sangay, disse neste sábado em Toulouse (sudeste da França) que o povo tibetano deve decidir se continua com a instituição do Dalai Lama, mas que apenas ele pode "decidir sobre sua reencarnação".

Líder espiritual tibetano fala para multidão durante sessão de meditação realizada no Zenith, na cidade francesa de Toulouse
Líder espiritual tibetano fala para multidão durante sessão de meditação realizada no Zenith, na cidade francesa de Toulouse
Foto: AP

O líder espiritual dos tibetanos, que se encontra em Toulouse para participar de dois dias de ensinamentos e uma conferência, destacou diante da imprensa que levantou a questão "claramente" desde 1959 sobre se "a instituição do Dalai Lama deve continuar". "É o povo quem deve decidir", afirmou.

"Atualmente parece que muitas das pessoas envolvidas na instituição do Dalai Lama parecem estar a favor de que a mesma perdure", destacou o Prêmio Nobel da Paz, acrescentando que esta questão voltará a ser levantada durante a reunião de autoridades budistas em setembro. Quando à "minha reencarnação, eu sou o único que tem o direito de decidir, e mais ninguém", insistiu.

Mais de 7 mil praticantes de budismo e simpatizantes seguiram no sábado em Toulouse o primeiro dos três dias de conferências de Dalai Lama, de 76 anos.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade