PUBLICIDADE

Sueco é preso por tentar criar fissão nuclear em seu fogão

3 ago 2011 - 17h08
(atualizado às 19h27)
Compartilhar

Um sueco foi preso pela polícia depois de tentar partir átomos no fogão da cozinha em uma prática que, segundo o homem informou nesta quarta-feira, era realizada como hobby. Richard Handl, 31 anos, disse que mantinha elementos radioativos, como radio, amerício e urânio em seu apartamento, no sul da Suécia, quando a polícia apareceu e o prendeu sob a acusação de posse não autorizada de material nuclear.

Haldl explicou que, durante meses, tentou construir um reator nuclear e descrevia em seu blog como havia criado uma pequena fissão dentro de um fogão.

Passado algum tempo, o sueco percebeu que seus testes poderiam ser ilegais e questionou o órgão máximo de energia nuclear do país. Recebeu como resposta uma denúncia à polícia.

"Sempre fui interessado em física e química", afirmou Handl. Ele contou que apenas queria "ver se era possível dividir os átomos em casa". A operação policial ocorreu no final de julho, mas a polícia se recusou a comentar o caso.

Se condenado, Richard Handl pode pegar até dois anos na prisão, apesar das autoridades não terem detectado níveis perigosos de radiação no apartamento. Preso, o sueco reconheceu que o projeto não foi uma boa ideia. "A partir de agora, vou ficar com a teoria", disse.

Fonte: AP AP - The Associated Press. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser copiado, transmitido, reformado o redistribuido.
Compartilhar
Publicidade