PUBLICIDADE

Mundo

Ucrânia quer proibir prática de embebedar ursos

3 ago 2011 - 09h02
(atualizado às 09h16)
Compartilhar

O ministro ucraniano do Meio Ambiente, Mykola Zlochevsky, prometeu na quarta-feira libertar todos os ursos que são mantidos para fins de entretenimento em restaurantes, onde muitas vezes são embriagados, disse a agência de notícias Interfax na quarta-feira.

A família de ursos polares foi alvejada com tranquilizantes após revirar latas de lixo, em Churchill
A família de ursos polares foi alvejada com tranquilizantes após revirar latas de lixo, em Churchill
Foto: Caters / BBC Brasil

Ursos capturados e domados eram frequentemente usados como entretenimento no Império Russo, que incluía a Ucrânia, o que fez do animal um símbolo nacional. A prática parece ter sobrevivido também ao fim do regime soviético, mas Zlochevsky disse que ela é desumana e inaceitável hoje em dia.

"Na televisão, continuam mostrando ursos sofrendo em restaurantes e hotéis de beira de estrada", disse ele à Interfax. "Até quando vamos tolerar a tortura de animais em restaurantes, onde clientes bêbados fazem ursos beberem vodca para darem risada?" Zlochevsky disse que o ministério está criando um espaço em uma reserva animal para instalar cerca de 80 ursos que o órgão planeja liberar.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade