PUBLICIDADE

Europa

Cúpula do Exército turco renuncia por desavenças com Erdogan

29 jul 2011 - 12h49
(atualizado às 13h55)
Compartilhar

O chefe do Estado-Maior turco e os comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica renunciaram nesta sexta-feira por divergências com o governo sobre a promoção de generais presos por seu suposto envolvimento em conspirações antigovernamentais, indicaram redes de televisão.

O chefe do Estado-Maior turco, o general Isik Kosaner (dir.), encabeça a cúpula militar que renunciou
O chefe do Estado-Maior turco, o general Isik Kosaner (dir.), encabeça a cúpula militar que renunciou
Foto: AP

O chefe do Estado-Maior, general Isik Kosaner, reuniu-se várias vezes nos últimos dias com o primeiro-ministro, o islamista moderado Recep Tayyip Erdogan, antes de uma reunião no início de agosto do Conselho Militar Supremo, que decide as nomeações em uma hierarquia militar. Além do general Kosaner, os comandantes do Exército, da Aeronáutica e da Marinha deixaram seus postos, indicaram as redes NTV e CNN-Türk.

Quarenta e dois generais estão presos atualmente devido a diversas supostas conspirações para derrubar o governo do Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP), no poder desde 2002. O Exécito deseja que esses militares possam inicialmente se beneficiar de uma promoção mesmo que estejam na prisão à espera do fim de seu julgamento, enquanto o governo quer que eles sejam reformados.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade