PUBLICIDADE

Ásia

Chefe da CIA acredita que sobrevoou mansão de Bin Laden sem saber

27 jul 2011 - 12h43
(atualizado às 12h55)
Compartilhar

O diretor designado dos serviços de inteligência dos Estados Unidos (CIA), David Petraeus, afirmou que "provavelmente" sobrevoou em helicóptero a mansão onde o líder da rede terrorista Al Qaeda Osama bin Laden se escondia, na cidade paquistanesa de Abbottabad.

"Nós o procurávamos em uma gruta nas zonas fronteiriças (do Paquistão e Afeganistão). Vivia em Abbottabad, muito perto da escola militar especial paquistanesa onde há alguns anos pronunciei um discurso. Meu helicóptero, provavelmente, sobrevoou sua casa ao chegar", declarou Petraeus em entrevista publicada nesta quarta-feira pela revista "Paris Match".

Bin Laden foi morto por um comando especial dos Estados Unidos na noite de 1º de maio, escondido em uma casa em Abbottabad, cerca de 60 quilômetros de Islamabad.

"Durante anos não tivemos nenhuma informação válida sobre ele, até a pista que nos levou a Abbottabad", acrescentou Petraeus, que ressaltou que, apesar de que o líder terrorista se encontrava perto de um centro militar próximo à capital, Estados Unidos não tinham encontrado "nenhum sinal de conivência de parte das autoridades paquistanesas".

O que em breve se transformará no principal responsável da CIA confirmou que até sua morte, Bin Laden "dava as orientações operacionais e administrativas" à Al Qaeda, através de uma "abundante correspondência", o que disse que não lhe surpreendia.

Bin Laden "não podia fazer grande coisa, recluso em sua própria mansão" e "consciente do perigo que corria se saísse", explicou.

O próprio Petraeus, da mesma forma que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se encontrava entre os objetivos assinalados por Bin Laden, algo que também não surpreende o general pois está consciente que há anos figura nas listas negras elaboradas por "não poucas organizações terroristas".

"Que Bin Laden quisesse me matar não me surpreende", acrescenta o militar de 58 anos e ex-comandante da força internacional no Afeganistão (Isaf).

Para Petraeus, que deve retirar-se das Forças Armadas no final deste mês para se transformar no novo diretor da CIA, a "magnífica operação de Abbottabad" serviu, para acabar com o líder da Al Qaeda e para melhorar a deteriorada imagem da agência de inteligência americana, após as denúncias por torturas em sua perseguição de terroristas.

EFE   
Compartilhar
Publicidade