PUBLICIDADE

Europa

Quadro de Modigliani permitiu localizar e prender Goran Hadzic

20 jul 2011 - 12h48
(atualizado às 13h09)
Compartilhar

Um quadro de Modigliani (1884-1920) permitiu a localização e a prisão nesta quarta-feira, na Sérvia, de Goran Hadzic, ex-chefe dos sérvios da Croácia, informou à imprensa o promotor sérvio para crimes de guerra Vladimir Vukcevic. O quadro "Retrato de um homem" (1918) foi descoberto em 30 de dezembro de 2010, durante uma revista da residência de um amigo de Goran Hadzic.

Imagem mostra o momento da prisão de Goran Hadzic no parque nacional Fruska Gora, em Krusedol
Imagem mostra o momento da prisão de Goran Hadzic no parque nacional Fruska Gora, em Krusedol
Foto: EFE

Os investigadores, que suspeitavam que Goran Hadzic havia se apropriado deste quadro, aparentemente durante a Guerra da Croácia (1991-1995), descobriram então que o fugitivo tentava vender a obra de arte, avaliada em vários milhões de euros, para financiar sua fuga. "Era um sinal de que Hadzic precisava de dinheiro, então seguimos esta pistas", explicou o promotor, sem dar detalhes. Outros 50 quadros foram encontrados na casa do amigo de Hadzic.

Aparentemente, Hadzic planejava abandonar a Sérvia, pois havia sido informado que sua prisão era iminente através de falsas informações à imprensa local de seus partidários. Hadzic foi detido nesta quarta-feira na Sérvia e será transferido para o Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia (TPII) de Haia, segundo o presidente sérvio e o advogado de Hadzic.

A justiça internacional o acusa por seu suposto envolvimento nos assassinatos de centenas de civis croatas e pela deportação de milhares de croatas e de outros não sérvios durante a guerra da Croácia (1991-1995).

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade