PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Ásia

Descarrilamento de trem deixa ao menos 35 mortos no norte da Índia

10 jul 2011 - 07h59
(atualizado às 11h48)
Compartilhar

Ao menos 35 pessoas morreram e cerca de uma centena ficaram feridas neste domingo no descarrilamento de 14 vagões de um trem no norte da Índia, como informaram fontes de Ferrovias e da Polícia do país. "Recuperamos 20 corpos e não seria surpreendente que houvesse mais 50 mortos, porque há corpos presos entre os vagões", disse à agência indiana Ians o diretor-geral da Polícia Brij Lal. "Estávamos sentados quando, de repente, tudo virou", contou um passageiro entrevistado pelo canal CNN-IBN. "Quando o trem parou, quebramos os vidros e pulamos para os trilhos", acrescentou.

Centenas de pessoas ficaram feridas neste domingo no descarrilamento de 14 vagões de um trem no norte da Índia
Centenas de pessoas ficaram feridas neste domingo no descarrilamento de 14 vagões de um trem no norte da Índia
Foto: AP

Em um primeiro momento, as autoridades informaram sobre dezenas de feridos e uma centena de pessoas presas no interior dos vagões do trem. O acidente ocorreu pouco depois do meio-dia perto da estação de Malwa, na região de Uttar Pradesh, quando 14 vagões do expresso que une as cidades de Howrah a Nova Délhi descarrilaram, disse à Ians o oficial de Ferrovias Pradeep Ojha. Com cerca de 1 mil passageiros, o trem circulava no momento do acidente a 105 km/h.

Imagens divulgadas pelos canais indianos de televisão mostraram pessoas quebrando janelas e saindo por estas do trem e outras descendo dos vagões por cordas feitas de lençóis e sáris. Ao menos 200 policiais participam dos trabalhos de resgate, segundo Lal, que afirmou que suas forças usam máquinas para cortar o metal e abrir os vagões. As autoridades ferroviárias ordenaram o envio de dois trens ao local para transportar os viajantes e contribuir nas tarefas de ajuda.

Todos os feridos foram transferidos com ajuda dos aldeões ao hospital do distrito de Fatehpur, a 17 km do local do acidente. Na primeira hora da tarde, ainda não era conhecida a causa do descarrilamento. O primeiro-ministro Manmohan Singh expressou seu pesar pelas vítimas e prometeu mobilizar todos os meios disponíveis na zona para as tarefas de resgate. A colisão deste domingo foi a mais fatal desde o início de 2011

A Índia tem uma das mais extensas redes ferroviárias do mundo, mas ao mesmo tempo sofre frequentes acidentes devido ao deficiente trabalho de manutenção das infraestruturas, má sinalização e erros humanos. Na quinta-feira, 38 pessoas morreram quando um trem atropelou um ônibus lotado, também em Uttar Pradesh. As vítimas eram convidados de uma festa de casamento. O ônibus foi atingido em uma passagem de nível sem cancela, informaram as TVs, que exibiram imagens do veículo totalmente destruído enquanto os socorristas retiravam os corpos. O pior acidente ferroviário da Índia ocorreu em 1981, quando um trem caiu em um rio no estado de Bihar, matando mais de 800 pessoas.

Com informações da EFE e da AFP.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade