PUBLICIDADE

Oriente Médio

Imagens mostram supostas forças sírias atirando em manifestantes

2 jul 2011 - 12h35
(atualizado em 9/5/2013 às 17h01)
Compartilhar
Exibir comentários
Forças sírias abrem fogo contra manifestantes:

Jovens ativistas usam estradas clandestinas para atravessar a fronteira entre a Síria e Turquia para levar imagens dos protestos que desafiam o poder do presidente sírio, Bashar al-Asssad, já duram mais de quatro meses no país árabe.

As imagens foram passadas com exclusividade para o Terra e mostram manifestantes nas ruas de Latakia, cidade na costa da Síria, sob tiroteio das forças de segurança e Exército sírios.

Nas cenas, os manifestantes gritam palavras de ordem contra o regime, em desafio aos soldados. Em um dado momento, os militares são chamados de covardes pela população. Um homem aparece sendo carregado após ser atingido por uma bala.

Protestos já duram há mais de quatro meses na Síria. Parte da população, liderados por ativistas pró-democracia e membros da oposição exigem a derrubada do regime do presidente Bashar al-Assad. O governo sírio acusa os ativistas de serem terroristas e gangues armadas.

Na última sexta-feira, milhares de pessoas marcharam em protestos antigoverno em várias regiões da Síria depois das rezas muçulmanas.

Segundo ativistas, ao menos 28 pessoas morreram após as forças de segurança atirarem contra os manifestantes. De acordo com o comitê que organiza os protestos, as cidades de Hama e Homs juntas levaram cerca de 200 mil pessoas às ruas.

A repressão na Síria já deixou mais de 2 mil pessoas mortas, segundo organizações de direitos humanos. A situação no país vem causando a fuga de sírios para a Turquia e Líbano na condição de refugiados. Segundo organizações de ajuda humanitária, há mais de 10 mil refugiados sírios do lado turco da fronteira, além de centenas no território libanês.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade