PUBLICIDADE

Estados Unidos

Justiça de Nova York encerra caso "EUA contra Bin Laden"

17 jun 2011 - 14h39
(atualizado às 14h46)
Compartilhar

A Justiça de Nova York encerrou nesta sexta-feira oficialmente seu caso "EUA contra Osama bin Laden", que incluía 227 acusações por suas ações contra alvos americanos, após a morte do líder da Al-Qaeda em um ataque no Paquistão em maio.

Em um dos vídeos, Bin Laden, que está com um gorro de lã e um cobertor sobre os ombros, parece com a barba grisalha em frente a uma TV
Em um dos vídeos, Bin Laden, que está com um gorro de lã e um cobertor sobre os ombros, parece com a barba grisalha em frente a uma TV
Foto: AFP

O juiz Lewis Kaplan, do Tribunal do Distrito Sul de Nova York, assinou uma ordem de "nolle prosequi" (arquivamento), suspendendo o processo devido à comprovação da morte do acusado, após um pedido nesse sentido da Procuradoria, segundo fontes judiciais.

A decisão do juiz arquiva o processo pelas 227 acusações contra Bin Laden que datavam de 1998 e pelos ataques contra as embaixadas americanas no Quênia e na Tanzânia.

Os documentos incluem uma declaração do vice-procurador-geral adjunto para contraespionagem e contraterrorismo, George Toscas, que certifica a morte de Bin Laden e as circunstâncias na qual foi registrada.

Segundo esta declaração, de 16 de junho, a CIA (Agência Central de Inteligência americana) concluiu que Bin Laden "foi eliminado durante um ataque praticado em um complexo em Abbottabad, Paquistão" em maio de 2011.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade