PUBLICIDADE

Estados Unidos

EUA: novo líder da Al-Qaeda não tem a capacidade de Bin Laden

16 jun 2011 - 11h18
(atualizado às 11h48)
Compartilhar

O novo líder da rede terrorista Al-Qaeda, o egípcio Ayman al-Zawahiri, não tem a capacidade de liderança nem as credenciaos de seu antecessor, Osama bin Laden, que morreu em um ataque americano, afirmou uma fonte do governo dos Estados Unidos.

Em vídeo, o egípcio Ayman al-Zawahiri se compromete a prosseguir com a jihad contra o Ocidente
Em vídeo, o egípcio Ayman al-Zawahiri se compromete a prosseguir com a jihad contra o Ocidente
Foto: AFP

"Não tem demonstrado uma liderança forte nem capacidades de organização durante seu tempo na Al-Qaeda ou previamente na jihad islâmica egípcia", disse a fonte.

"Sua ascensão para o posto de principal liderança provavelmente irá gerar críticas, senão alienação e desacordo", completou, segundo a Reuters, depois que um site islâmico divulgou que Zawahri havia assumido o comando da Al-Qaeda após a morte de Osama bin Laden por forças norte-americanas.

"Não importa quem irá assumir o comando, ele terá dificuldades para liderar a Al-Qaeda enquanto se concentra na própria sobrevivência, à medida que o grupo continua perdendo membros chave", disse a autoridade. "A questão fundamental é que Zawahri não está nem perto dos credenciais que (Osama bin Laden) tinha", acrescentou.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade