PUBLICIDADE

Estados Unidos

EUA: morte de Bin Laden teve impacto maior que o previsto

14 jun 2011 - 23h53
(atualizado em 15/6/2011 às 01h42)
Compartilhar

A morte de Osama bin Laden teve um impacto "maior" que o previsto nos esforços para desmantelar a rede terrorista Al-Qaeda, disse um alto funcionário do governo americano nesta terça-feira.

As autoridades se surpreenderam ao descobrir que o líder da Al-Qaeda, morto por comandos americanos no Paquistão em 2 de maio passado, "estava mais envolvido na direção da organização extremista do que imaginávamos", revelou Daniel Benjamin, coordenador da luta antiterrorista do departamento de Estado.

"Isto aumenta a importância de seu desaparecimento porque (Bin Laden) não era unicamente uma figura simbólica (...), estava profundamente implicado nas operações estratégicas" da Al-Qaeda, afirmou Benjamin.

Com a morte de Bin Laden, a Al-Qaeda não "perdeu apenas seu maior símbolo, o símbolo de sua resistência através dos anos; perdeu também um dos seus chefes operacionais, alguém que tinha uma influência extremamente importante no modo de operar da organização. Assim, pensamos que o impacto (da morte de Bin Laden) foi maior que o previsto".

O pediatra Mehar Dil Wazir cuidou de crianças que moravam na casa de Bin Laden, em Abbottabad
O pediatra Mehar Dil Wazir cuidou de crianças que moravam na casa de Bin Laden, em Abbottabad
Foto: AP
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade