PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Estados Unidos

Calderón pede para estudantes evitarem "mediocridade"

12 jun 2011 - 20h08
(atualizado às 22h06)
Compartilhar

O presidente mexicano, Felipe Calderón, pediu neste domingo a cerca de 4 mil estudantes da Universidade de Stanford que evitem "a onda de mediocridade" e aproveitou para destacar a luta de seu país pela democracia.

Calderón, que realiza uma visita de trabalho nos Estados Unidos, foi o orador principal na 120ª cerimônia de graduação de 3.946 estudantes da Universidade Stanford, que foi transmitida pelo site da instituição em Palo Alto (Califórnia).

"Não tenham medo de navegar contra o vento e de evitar a onda de mediocridade que paralisa as melhores causas do mundo", disse o dirigente em inglês em seu discurso de 18 minutos, no qual também aconselhou que vivam de "acordo com seus ideais".

O líder mexicano assinalou que os novos graduados têm a "grande" responsabilidade de se tornarem "agentes para a taxa de mudança positiva que este mundo precisa, com o talento e a coragem de atuar e conseguir o que muitos disseram que é impossível".

Nesse sentido, pediu aos futuros profissionais que "lutem pelas boas causas e defendam seus princípios frente à adversidade".

Para Calderón, a lista de desafios que a geração atual enfrenta inclui a mudança climática, a proteção dos direitos humanos, a migração na busca por melhores oportunidades, a pobreza, o terrorismo, as pandemias, a crise econômica e o desemprego.

Além do crime organizado e o narcotráfico que, combinado com a "insaciável avareza" do contrabando de armas, cegaram a vida de "muitos jovens em meu próprio país e no mundo todo", ressaltou.

Por sua parte, o presidente de Stanford, John Hennessy, elogiou as conquistas do Governo de Calderón e afirmou que durante seu mandato as relações entre os EUA e o México "se fortaleceram".

A cerimônia em Stanford esteve precedida por um colorido desfile dos estudantes de licenciatura e pós-graduação da universidade, muitos deles levando bandeiras de vários países da América Latina, entre eles México, Colômbia e Peru.

"Felicidades, estamos muito orgulhosos de vocês", disse Calderón em espanhol, ao se dirigir aos graduados.

No sábado, durante um encontro com a comunidade mexicana em San José (Califórnia), o dirigente disse que seu Governo procura frear a imigração ilegal rumo aos EUA e que esta não terminará com muros e leis anti-imigração, mas sim mediante a criação de oportunidades econômicas em seu país.

EFE   
Compartilhar
Publicidade