PUBLICIDADE

América Latina

Ciclistas nus pedem respeito em estradas no México

11 jun 2011 - 20h08
(atualizado às 21h04)
Compartilhar

O movimento pacifista World Naked Bike Ride (WNBR) realizou neste sábado uma mobilização ciclonudista em vários pontos do México para exigir respeito aos ciclistas nas estradas, assim como conscientizar sobre o uso da bicicleta como meio de transporte não poluente.

Boneco também entra no protesto na Cidade do México
Boneco também entra no protesto na Cidade do México
Foto: Reuters

Sob o lema "Desnudos sim nos vêem", a manifestação percorreu o Distrito Federal e as cidades de Guadalajara (Jalisco) e Morelia (Michoacán) simultaneamente, com centenas de participantes sobre rodas que transitaram ruas e avenidas completamente pelados, e os mais conservadores com peças íntimas.

Muitos manifestantes chegaram antes da hora da largada para se pintarem com maquiagem corporal e fazer cartazes em alusão ao protesto. "Viemos nus porque assim estamos diante do tráfico, vulneráveis e indefesos já que os motoristas sempre violam nossos direitos nas estradas", disse o ciclista Marco Delgado.

O objetivo também é promover uma consciência ecológica para que as pessoas se informem sobre os benefícios do ciclismo para o meio ambiente e para a saúde, além de passarem a questionar a excessiva dependência de combustíveis fósseis na sociedade.

Segundo dados da Secretária de Segurança Pública do Distrito Federal, 1,3 mil pessoas acompanharam o percurso, embora a organização do evento tenha registrado apenas 624. O WNBR é uma manifestação civil mundial cujo primeiro protesto foi em Vancouver, Canadá, em 2003. A partir de então, outras 70 cidades de 20 países aderiram à causa e realizam todos os segundos sábados de mês junho um percurso em bicicleta.

EFE   
Compartilhar
Publicidade